Atualmente, existem diversos tipos de próteses dentárias que são indicadas para pacientes que perderam vários dentes da boca e têm as funções de fala e mastigação comprometidas por conta do espaço vazio na gengiva.
Todo o tratamento é feito com o acompanhamento de um dentista especializado, que realiza avaliações e exames detalhados para traçar um plano e um tipo de prótese dentária adequada para cada paciente, tudo irá depender da quantidade de dentes que a pessoa perdeu.
Embora os implantes dentários sejam efetivos em recuperar o sorriso natural do paciente, as próteses dentárias também têm papel fundamental em devolver a estética dental à pessoa, espacialmente aquelas mais velhas, que sofrem com uma grande perda de dentes e estrutura óssea.
A perda dentária pode ser causada por uma série de fatores que estão relacionados com a ação do tempo, o envelhecimento natural da arcada dentária e hábitos nocivos à saúde que o paciente pratica ao longo do seu dia a dia e agridem a boca.
Dentre as principais atitudes prejudiciais ao paciente que levam à perda dentária precoce, estão:
Em médio e longo prazo, estes hábitos favorecem a presença e o desenvolvimento de bactérias que provocam o comprometimento da estrutura dentária, sendo necessária a intervenção com próteses dentárias para recuperar as funções bucais que foram comprometidas por conta da deficiência na boca.
Como mencionado, existem diversos tipos de próteses dentárias, que são indicados a partir da avaliação do dentista especializado neste segmento. Dentre os tipos, estão:
A coroa é indicada para pacientes que perderam apenas um dente, onde é criada uma estrutura dentária idêntica para se encaixar na anatomia bucal. Esta pequena prótese dentária é feita de resina ou porcelana, materiais resistentes, mas que diferem no resultado ao final do tratamento, uma vez que a porcelana traz uma aparência mais natural ao sorriso.
Essa coroa dentária unitária pode ser feita sobre o remanescente de raiz do paciente ou por uso de implante dentário.
Estes tipos de próteses dentárias são utilizados para reconstruir a estrutura dentária do paciente com o uso de materiais de porcelana com o foco em preservar dentes quebrados, trincados ou altamente comprometidos por cáries.
A abordagem inlay é utilizada quando há um pequeno dano na boca do paciente, enquanto o onlay e overlay são para casos moderados e severos de comprometimento da arcada dentária.
Todo o tratamento é feito de maneira simples, uma vez que o dentista remove a parte prejudicada do dente e confecciona partes novas em laboratório que são cimentadas posteriormente na região deteriorada.
O tipo de prótese dentária mais comum, é feita de resina e é indicada para pessoas que perderam todos os dentes da boca. Por meio da confecção detalhada, de acordo com as necessidades do paciente, é possível recuperar as funções de fala e mastigação do paciente, além de promover a aparência natural ao sorriso.
Apesar do processo de adaptação variar para cada um, o paciente tem o acompanhamento do dentista para aconselhar e orientar para que esta etapa do tratamento seja feita de forma tranquila.
Outro tipo de prótese dentária que já foi bastante utilizado, mas que ultimamente está caindo em desuso devido aos implantes na odontologia, este tratamento é indicado para pacientes que ainda possuem alguns dentes na boca. Esta estrutura atua com pequenos grampos, que são presos nos dentes que restaram, oferecendo estabilidade às funções bucais.
Este tipo de prótese é indicado para pacientes que perderam todos os dentes da boca e atua em conjunto com implantes dentários, uma vez que são inseridos de quatro a oito pinos no osso da gengiva do paciente para que em seguida, uma prótese seja encaixada.
Esse tratamento tem um tempo variado de realização, visto que dependemos da qualidade óssea do paciente, determinando assim se conseguimos instalar a prótese de imediato ou se há necessidade de aguardar a integração do implante ao osso e somente depois colocar a prótese.
Presa por clips de implantes, este tipo de prótese total se encaixa no osso da mandíbula e maxila do paciente, promovendo estabilidade e naturalidade ao sorriso, sendo uma opção viável para pessoas que sofrem com a reabsorção óssea, processo caracterizado pela perda da densidade óssea na arcada, inviabilizando implantes dentários.
Confeccionada de porcelana, essa prótese também atua em conjunto com os implantes dentários, sendo indicada para quem perdeu um ou mais dentes na boca.
Esse processo consiste na fixação da prótese sobre o material metálico do implante, reabilitando as funções orais do paciente de forma natural, confortável e prática.
Vale destacar que, apesar de haver uma série de próteses dentárias, o paciente deve seguir as orientações do dentista para com cuidados no seu dia a dia, uma vez que há problemas bucais que podem surgir mesmo com a ausência de dentes na boca.
As próteses dentárias oferecem uma série de benefícios à saúde do paciente, especialmente ao seu dia a dia, uma vez que uma série de dificuldades são impostas às pessoas que sofrem com a perda dentária precoce.
Primeiramente, as funções de mastigação são devolvidas, visto que a ausência de dentes impede que o paciente se alimente com liberdade, por exemplo, ou mastigue alimentos de forma adequada, interferindo em outros aspectos da saúde, como a digestão. Além disso, há a alteração na mordida, gerando dores musculares, dores de cabeça entre outras.
Outro benefício das próteses dentárias está relacionado com a recuperação da fala e autoestima. Pessoas que perdem os dentes precocemente, têm receio de sorrir e interagir socialmente, além de terem dificuldade para pronunciar certas palavras por conta da deficiência dentária.
Por isso, se você sofre com a perda dentária precoce, agende uma consulta com os especialistas da Facial Odontologia e Saúde e recupere seu sorriso.
Avenida dos Vinhedos, 200 - Sala 5 - Morada da Colina - Uberlândia - MG