Implantes dentários

O que são os implantes dentários?

Implantes dentáriosPodemos dizer sem titubear que os implantes dentários são a melhor alternativa para recuperar o seu sorriso de forma completa, em todos os aspectos importantes para a sua vida. Ele devolve a sua capacidade mastigatória, torna a fala um processo muito mais agradável e o resultado estético é tão próximo ao natural que, literalmente, ninguém vai perceber que você está usando dentes artificiais.

Mas, o que de fato são os implantes dentários? Eles nada mais são do que pinos de titânio, que são instalados diretamente no osso alveolar, localizado abaixo da gengiva. Eles possuem um encaixe especial que permitem que uma prótese dentária, unitária, parcial ou total, possa ser fixada através de parafusos.

Por isso, é importante destacar que os implantes dentários não são a mesma coisa do que uma prótese. Na verdade, eles servem de complemento, exercendo uma função similar à raiz do dente, dando suporte e fixação à coroa dentária.

A Facial Odontologia e Saúde é uma clínica especializada em implantes dentários na cidade de Uberlândia. Contamos com uma equipe experiente, estrutura qualificada e um ambiente diferenciado para te ajudar a recuperar os pequenos prazeres do sorriso que fazem toda a diferença em nossas vidas.

Como funciona o tratamento com implantes dentários?

A instalação dos implantes dentários é feita através de um processo cirúrgico. Contudo, até a realização deste procedimento, o paciente passa por diversas etapas que ajudam a assegurar o sucesso do tratamento. Para facilitar, criamos um passo a passo básico, que varia de acordo com as necessidades de cada paciente.

1º Passo – Avaliação

Implantes dentáriosO procedimento de instalação dos implantes dentários é feito conforme as características de cada paciente. Por isso, antes de mais nada, o dentista vai avaliar todos os detalhes determinantes para definir o plano de tratamento, como: número de dentes perdidos, condição atual da saúde bucal, estado das estruturas ósseas, entre outros.

Caso o paciente tenha dentes remanescentes, podemos seguir dois caminhos distintos. O dentista responsável pode solicitar a extração deles, se este perceber que pode ser um impeditivo para a instalação dos implantes dentários ou recomendar um tratamento para cuidar da saúde deles e evitar problemas que possam prejudicar os implantes no futuro.

2º Passo – Cirurgias pré-implantes dentários

Após avaliar por completo a sua saúde bucal, bem como as causas que fizeram você perder os dentes, daremos início às cirurgias pré-implantes dentários. Elas servem para preparar a boca para receber os implantes e as próteses que serão fixadas sobre eles.

Nestas cirurgias, vamos extrair dentes remanescentes que não estejam em boas condições ou que possam atrapalhar o encaixe da prótese nos implantes dentários, bem como remover elementos dentários restantes de dentes que foram perdidos ao longo do tempo.

3º Passo – Instalação dos implantes dentários

Implantes dentáriosDepois de concluir os procedimentos cirúrgicos preparatórios, daremos início à instalação dos implantes dentários. Aqui, vamos fazer uma pequena incisão na gengiva e perfurar o osso alveolar com um equipamento especial.

Em seguida, fazemos o encaixe dos implantes dentários, sendo que a quantidade varia de acordo com o tipo de prótese que será usada, bem como o número de dentes que será reposto. Lembramos que esse procedimento é feito com anestesia local apropriada, e você não sentirá dores ou desconforto durante o processo.

Após instalar os implantes dentários, o paciente terá que aguardar algumas semanas para que o processo de cicatrização e osseointegração seja concluído. Não há um período exato, já que isso depende exclusivamente do organismo de cada pessoa.

4º Passo – Instalação das próteses dentárias

Finalizado o processo de cicatrização, vamos dar início à última etapa do tratamento com os implantes dentários, a instalação das próteses. Este é o processo mais simples, onde vamos apenas parafusar a prótese nos pinos de titânio.

Agora você já vai poder sair do consultório com o seu sorriso completo e estará liberado para comer o que quiser, falar sem medo de mostrar os dentes e exibir o seu lindo sorriso para todo o mundo.

5º Passo – Manutenção

Você recuperou o seu sorriso, mas isso não significa que o trabalho acabou! Agora chegou a hora de você cuidar dele. Para te ajudar, vamos orientar durante as consultas quais os cuidados que você deve ter com os implantes dentários, bem como os hábitos adequados de higiene bucal que devem ser seguidos diariamente.

Além disso, vamos agendar a próxima consulta, para avaliação e limpeza das próteses, que deve ser feita entre seis meses e um ano, de acordo com cada paciente. Isso é fundamental para evitar doenças como a infecção na região operada, que pode obrigar a remoção dos seus implantes dentários.

Para quem os implantes dentários são indicados?

Como você pode ler, o procedimento para a instalação dos implantes dentários é relativamente simples. Isso permite que quase qualquer paciente que tenha sofrido a perda dentária, independentemente do número de dentes perdidos, possam passar pelo processo.

Mulher idosa segurando uma maçã verdeDizemos “quase” porque ainda existem algumas condições clínicas específicas que impedem que a instalação dos implantes dentários tenha 100% de sucesso. Ainda assim, a maioria delas pode ser superada, desde que o paciente se comprometa a fazer o tratamento da respectiva doença e mudar os seus hábitos nocivos à saúde bucal.

A lista de contraindicação aos procedimentos dos implantes dentários é a seguinte:

  • Gestantes;
  • Pacientes em tratamento contra o câncer;
  • Fumantes que não pretendem abandonar o vício;
  • Pessoas que sofreram grande perda óssea;
  • Pessoas com osteoporose e ossos frágeis;
  • Diabéticos e cardíacos.

No caso dos pacientes em tratamento oncológico, a restrição fica por conta de uma doença chamada mucosite – que ataca as gengivas e surge em decorrência do tratamento com quimioterapia ou radioterapia. Entretanto, é possível fazer os implantes dentários ao final do tratamento contra o câncer.

Já os pacientes que sofreram perda óssea em decorrência da periodontite, ou por terem ficado muito tempo sem repor os dentes, assim como os que sofrem de osteoporose, não podem fazer, pois o osso alveolar não dá a sustentação necessária aos implantes dentários.

Porém, nestes casos, existem duas alternativas. Uma delas são os implantes zigomáticos, instalados diretamente no osso do zigoma, conhecido popularmente como a maçã do rosto. A outra opção é o enxerto ósseo, que dá sustentação necessária para que o implante dentário consiga fixar a prótese à boca.

Por fim, pacientes com diabetes e problemas cardíacos podem ficar incapacitados de passar pelo procedimento devido à dificuldade que o organismo tem em passar por processos de cicatrização. Contudo, caso seu cardiologista autorize, com um acompanhamento em conjunto, conseguimos fazer a instalação dos implantes dentários sem maiores contratempos.

Implantes dentáriosSe ainda assim não for possível fazer a cirurgia para instalar os implantes, fique tranquilo. Aqui na Facial Odontologia e Saúde você encontra as principais opções disponíveis de próteses dentárias móveis para completar o seu sorriso com o máximo de conforto, sem deixar a estética de lado.

Faça seu tratamento em uma clínica que é referência em Uberlândia

Contando com mais de 20 anos de experiência agregada em atendimentos odontológicos, a clínica Facial Odontologia e Saúde é referência na cidade de Uberlândia por oferecer tratamentos humanizados, seguros e com um elevado nível de excelência.

Oferecemos uma estrutura moderna, equipada com tecnologia de ponta e um ambiente aconchegante para garantir a experiência perfeita para recuperar o seu sorriso. Agende uma visita e saiba como os implantes vão te ajudar a ser feliz de novo.

Pré-agende sua consulta conosco

    Localização

    Avenida dos Vinhedos, 200 - Sala 5 - Morada da Colina - Uberlândia - MG