Periodontia

O que é a periodontia?

periodontiaA periodontia é uma especialidade da odontologia que atua no diagnóstico e tratamento de problemas que atingem o periodonto do paciente. Isto é, as estruturas de Suporte dos dentes, tais como, gengivas, ligamentos periodontais (que são as fibras que unem os dentes ao osso) e o osso alveolar (osso que envolve as raízes dos dentes).

Estes problemas, quando chegam em um estágio mais severo, podem causar infecções prejudiciais que podem levar à perda dentária e até problemas na saúde sistêmica (geral).

Embora muitas pessoas não saibam, o periodonto tem papel importante na sustentação dos dentes e é fundamental que os pacientes estejam atentos com os sinais que esta estrutura pode apresentar quando algo não estiver bem.

Sangramentos e inchaços na gengiva são os primeiros sinais de que há algo errado com o periodonto, podendo evoluir para osso alveolar ao redor dos dentes e seus ligamentos (fibras) de sustentação. Portanto, muita atenção na gengiva entre os dentes chamada de papila gengival. Ela possui uma forma piramidal e é o primeiro local a desenvolver o problema. A sua forma e saúde dependem muito do uso correto do fio dental.

O estágio inicial dos problemas nas papilas é imperceptível, visto apenas no check-up preventivo digital. Diante do exposto, se observar esta situação alterada, é preciso procurar um especialista em periodontia para o diagnóstico e tratamento.

A importância dos cuidados com a gengiva

A gengiva assume papel fundamental para todo periodonto. Por ela ser muito vascularizada, as respostas aos agentes agressores (microrganismos no interior da cavidade bucal) são imediatas e as inflamações se desenvolvem rapidamente.

A gengiva assume função de proteção, isto é, protege as fibras periodontais e osso alveolar ao redor das raízes dos dentes. Portanto, quando não mantemos uma higiene bucal adequada, disciplinada, com o uso do fio dental e uma técnica correta de escovação, a gengiva inflama e se torna uma “porta de entrada” através da circulação sanguínea para a penetração de microrganismo para o corpo todo.

A inflamação gengival pode se tornar crônica levando a perdas da própria gengiva (como as recessões gengivais), exposições das raízes dos dentes (gerando sensibilidade dolorosa), perdas do osso alveolar (osso ao redor das raízes dos dentes) e a permanência destas condições podem levar às perdas dos próprios dentes.

No entanto, o maior problema é a forma crônica da gengivite (inflamação da gengiva) que é o que a medicina condena. Diante disto, não é normal a gengiva sangrar. Percebendo este detalhe, saiba: há um problema sério que deve ser resolvido urgente. Atenção especial à gengiva entre os dentes chamada de papila gengival. Possui formato de pirâmide e é a primeira a dar sinais de problemas na cavidade bucal. Bem antes das famosas cáries dentárias.

As papilas gengivais devem ser mantidas intactas com a sua anatomia preservada, pois caso haja perda das mesmas, o fator estético estará comprometido com aparecimento dos black space, isto é, espaços negros entre os dentes que favorecem maior acúmulo de restos alimentares e maior espaço para proliferação bacteriana.

Diante de tudo isto, se torna indispensável o exame de vídeo microscopia, check up preventivo digital, para detectar estes problemas em estágios iniciais e evitar os seus desenvolvimentos.

Hábitos que favorecem doenças periodontais

Mulher segurando maçãExistem diversos hábitos que prejudicam a saúde da gengiva, assim como dos dentes. Dentre as principais atitudes, estão:

  • Ausência de acompanhamento odontológico adequado;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Falta de escovação e uso do fio dental;
  • Tabagismo.

A combinação ou a prática isolada destes hábitos prejudicam a saúde bucal como um todo, mas a gengiva é severamente impactada por estas atitudes. Por este motivo, o aconselhamento do dentista ao longo das consultas periódicas, são fundamentais para que o paciente não sofra com quaisquer problemas periodontais.

Mesmo após o tratamento com um especialista em periodontia, se o paciente não diminuir ou abolir tais atitudes, problemas como cáries ou até mesmo a reincidência de doenças gengivais podem surgir.

Condições tratadas pela periodontia

Existem condições pontuais que são tratadas pelo especialista em periodontia, dentre elas, estão:

Gengivite

Doença gengivalA gengivite é uma condição periodontal caracterizada pela inflamação e sangramento da gengiva do paciente. Este problema pode surgir por conta da falta de higiene adequada e hábitos nocivos à saúde, mas também pode surgir por conta de alterações na imunidade da pessoa e também em portadores de doenças crônicas, como a diabetes, por exemplo.

Como tratamento, o especialista em periodontia indica cremes dentais específicos, somados com boas práticas de higiene, assim como o acompanhamento odontológico para uma limpeza profunda e para acompanhar a regressão do quadro.

A gengiva não sangra espontaneamente. Não é normal a gengiva sangrar. Caso inicie algum sangramento é um alerta de problema. Portanto, procurar um profissional da área ou o dentista de confiança.

Periodontite

A periodontite é a evolução de um quadro de gengivite, onde há a presença de bactérias que afetam não só a gengiva, mas também os ligamentos (fibras que unem o dente ao osso) e a parte óssea de suporte dos dentes.

Nestes quadros, quando não há o tratamento adequado, a perda óssea pode levar à perda dos dentes do paciente e, consequentemente, prejudicar fixação futura de um implante dentário, uma vez que não há osso suficiente para tal estabilização.

GengiviteSe o paciente recorrer ao especialista em periodontia e o quadro já estiver em um estágio onde há a perda dentária e perda óssea, é preciso realizar o enxerto ósseo e gengival para os implantes dentários serem inseridos, estabilizados para posterior colocação das Próteses sobre os implantes.

Retração gengival

A retração gengival é um problema em que há a perda de gengiva e posterior perda de osso ao redor dos dentes, provocando a exposição das raízes. Nos estágios iniciais, favorece o envelhecimento precoce da boca e do sorriso. Em estágios avançados, o quadro pode chegar a perdas dentárias.

Esta condição é causada por uma somatória de problemas, sendo eles o trauma dentário por mordida errada; escovação com força excessiva; falta de higiene adequada, entre outras.

Os sintomas vão desde sangramentos, até sensação de dentes sensíveis, além de mudança na aparência do sorriso, fazendo que os dentes fiquem mais alongados, visto que a gengiva está se retraindo.

Como tratamento, deve ser feito um exame de diagnóstico minucioso para descobrir qual é a causa da Retração Gengival. Deve ser feito, também, um exame clínico apurado, exame radiográfico, avaliação das guias funcionais (para ver a necessidade ou não de tratamento ortodôntico e correção das posições dos dentes com uso dos alinhadores), qual o grau de estresse, qual a rotina alimentar, etc.

Portanto, há necessidade de uma avaliação com várias especialidades na busca da solução.

Como evitar doenças periodontais?

Escova de dentesA prevenção contra doenças periodontais consiste na adoção de hábitos por parte do paciente. O especialista em periodontia pode orientar a pessoa com atitudes que contribuam para sua qualidade de vida, sendo elas:

  • Escovar os dentes e utilizar o fio dental diariamente;
  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Não praticar o tabagismo;
  • Visitar o dentista regularmente para uma avaliação.

A visita ao dentista, somada com a escovação diária, são as principais medidas para evitar quaisquer problemas bucais. Em consultas de check-up preventivo, é possível diagnosticar precocemente uma série de condições ainda no seu início, evitando consequências severas ou um tratamento mais agressivo para o paciente.

Portanto, se você deseja um atendimento humano e de qualidade, conte com o acompanhamento odontológico da Facial Odontologia e Saúde para cuidar da sua saúde bucal e da sua família.

Pré-agende sua consulta conosco

    Localização

    Avenida dos Vinhedos, 200 - Sala 5 - Morada da Colina - Uberlândia - MG